terça-feira, 6 de maio de 2008

Os nossos textos





Letras divertidas

As letras são divertidas e muito engraçadas.
Elas formam muitas palavras e as palavras também quando se juntam formam frases e elas divertem-se. O q gosta muito do u, andam sempre juntos. O som do g ao pé do e e do i é igual ao j e é uma confusão. O h no início de uma palavra, não se lê.



Pedro Quaresma 2008/05/14








A escola é linda


Gosto de trabalhar muito bem e gosto de ir ao recreio brincar com os amigos e sem os magoar. Já não faço buracos na terra.
Às vezes, ainda faço parvoíces, mas primeiro fazia mais.
Gosto da Fernanda, da Dina, da Isabel, da Joana e dos amigos todos.
Aprendi a ler livros, a fazer textos e também aprendo Inglês com a professora Célia. Também gosto da Ana Rita, da Patrícia e da Sónia.
Faço desenhos, vou à natação e à ginástica e aprendo canções na música.
Gostei de aprender e conhecer o corpo, o coração e as veias.
Na escola brinco muito, jogo jogos e futebol com os amigos.
O que eu gosto mais de fazer na escola é brincar e fazer trabalhos.
Eu gosto muito da minha escola.


Pedro Leitão 2008/05/13








A poluição










A poluição é a doença do planeta terra.
Os homens fazem muito lixo e deitam nos rios e no mar.
Os animais morrem por causa da poluição.
Para acabar com a poluição temos que reciclar o lixo.
E com o lixo fazemos coisas novas.


Diogo Miguel 2008/05/15



O nosso coração

O coração bate, bate, sem parar
Faz o sangue andar às voltas
Para a todo o corpo
O oxigénio levar.

As árvores dão o oxigénio para o ar
O oxigénio é muito importante
Para podermos respirar
Para o sangue poder transportar.


André Miguel 2008/05/14











Gosto de ler e escrever







Com as letras, podemos escrever, ler e brincar. Divertimo-nos muito quando as escrevemos ou lemos. Eu gosto de ler e, assim, consigo aprender coisas sobre o Universo e sobre o mundo que me rodeia.
Na minha sala, há uma biblioteca e eu adoro requisitar livros para ler em casa. Nas aulas costumamos ler livros. Agora estamos a ler “A Gata Tareca e Outros Poemas Levados da Breca”. O livro que eu mais gostei de ler na aula foi o livro "Parabéns Mimi" .

Diogo 2008/05/06









O Rui tem um Cão







Num dia de muito, muito sol, o Rui foi para o jardim e viu um cão no
meio de um arbusto. Ele era castanho às manchas brancas e tinha
uma mesmo à volta do rabo. O Rui pegou nele ao colo e levou-o para casa e disse:
- Ele vai chamar-se Bobi. - disse o Rui para a mãe que se chamava Rosita.
Mais tarde, o Rui deu de comer ao cão e foi mostrá-lo ao seu pai que estava na garagem do avô e da avó.
O menino foi brincar com a bola e com o cão. Entretanto, O Rui e o pai decidiram tirar uma
fotografia ao cão e colocaram-na na parede da casa para ver se o dono do cão aparecia.
Quando o dono do cão viu a fotografia, viu que aquele cão era o seu. Foi logo buscá-lo e agradeceu
ao Rui.
O menino ficou muito feliz por ter cuidado do cão.



Joana 2008/05/08






O Planeta é...






O Planeta é um amigo

Que está sempre contigo
O Planeta é um Planeta
Mas não penses que é forreta.
O Planeta é um amigo
E não um inimigo.



Joana 2008/05/12





A Água


A água é uma amiga
Que é muito divertida
A Água é uma riqueza
É uma princesa.


Joana 2008/05/12




O Livro é um amigo




O Livro é um amigo
Um amigo muito querido
O Livro é uma poesia
Muito, mas muito bonita.
O livro é um amigo
Que me leva a passear
Para ver as poesias do mar


Bárbara 2008/05/08






A minha professora

A minha professora é muito amiga

Ensina-me coisas

Às vezes é muito divertida

Às vezes é hora de trabalhar

E nós estamos atentos

Para sabermos mais coisas.



Bárbara 2008/05/12




As letras são diferentes



Olá! Eu sou o A e não encontro as minhas amigas. Sabem, as minhas amigas costumam pregar-me muitas partidas e eu não consigo encontrá-las. Mas eu como sou muito esperta, consigo encontrar a minha companhia que é a minha melhor amiga. É a minha ajudante B que me ajuda a encontrar as outras amigas.


Bárbara 2008/05/14





A Bárbara vaia praia

Num dia de sol, a Bárbara foi à praia com a tia Rosa e com o tio Paulo. A Bárbara comeu um gelado de limão, a tia Rosa comeu um gelado de morango e o tio Paulo comeu um gelado de baunilha e framboesa.
A Bárbara viu um barco a navegar pelo mar.
No final da tarde, a Bárbara foi com os tios para casa.


Maria Índia 2008/05/14




A Natureza




A Natureza é nossa amiga


Por isso temos de tratar bem dela


Ela é colorida e muito querida.


Ela tem coisas bonitas


Borboletas, flores de muitas cores


Ela é uma amiga especial...


A Natureza é bela


É linda de morrer


Gosto tanto dela para crescer.



Sara 2008/05/09



Uma Mensagem Especial



























Num dia de sol, a Maria Índia foi passear à rua e viu que a sua terra estava muito poluída.
Enquanto caminhava, a menina observava o lixo espalhado à sua volta. Os cães esfomeados
comiam os restos de comida malcheirosa.
A certa altura, a Maria Índia encontrou o seu amigo Pedro Quaresma.
Maria Índia – Olá, Pedro Quaresma! Estás bom? Já viste como a nossa rua está toda poluída?
Pedro Quaresma – Eu não sei o que queres dizer.
Maria Índia - Então tu não sabes o que é a poluição?
Pedro Quaresma – Nunca ouvi falar disso.
A Maria Índia explicou ao seu amigo que a poluição tem a ver com sujidade, com o lixo que os
habitantes lançam para o solo, para a água dos rios e dos mares, com os
petroleiros que têm acidentes e lançam petróleo nas águas dos oceanos.
O Pedro Quaresma ouvia a Maria Índia com muita atenção e mostrava-se
muito curioso sobre
aquele assunto.
Pedro Quaresma – Então mas só há poluição do solo e da água?
Maria Índia – Não meu amigo, também há poluição atmosférica, quando as fábricas, os carros
e os aviões lançam fumo para o ar.
Pedro Quaresma – Ah! Então os incêndios também poluem a atmosfera, pois também lançam
fumo para o ar.
Maria Índia - Exactamente, vejo que estás a compreender.
Entretanto, os dois meninos chegaram ao parque infantil, onde avistaram alguns amigos: o Pedro
Leitão, a Joana Inês, o João Pedro e a Mafalda.
Maria Índia – Então amigos, como de costume andam sempre na brincadeira!
Pedro Quaresma – Sabem, a Maria Índia vinha a explicar-me o que é a poluição. Vocês sabem o que é
a poluição?
João Pedro – Claro que sei! Nunca ouviste falar que temos que reciclar o lixo?
Joana Inês – É que o nosso Planeta Azul está a ficar preto de tanta sujidade.
Pedro Leitão – Em casa, deve-se separar o lixo para fazer novos materiais.
Mafalda – E depois é só colocar o lixo nos ecopontos. O vidro no espaço verde, o plástico e o
metal no amarelo, o papel no azul e as pilhas no vermelho. Assim, pode-se aproveitar este
material para fazer novas coisas. Chama-se a isto reciclar. Agora já percebeste o que é a poluição,
ou queres que te explique outra vez?
Joana Inês – A reciclagem é muito importante porque se faz menos lixo e gasta-se menos
dinheiro a comprar matéria - prima para fazer novas coisas.
Pedro Leitão – Temos que ajudar o nosso Planeta a continuar azulinho!
Pedro Quaresma – Eu também quero ajudar para que o nosso Planeta não
fique doente. Vamos fazer a promessa de que vamos ser muito cuidadosos e não vamos estragar o mundo em que vivemos.
Mafalda – Então, para nunca nos esquecermos, vamos cantar uma canção e vamos cantá-la a
todos os nossos amigos.













Vamos fazer uma festa
Com amor e amizade
Vamos dar ao Planeta Terra
Alegria e liberdade.












Texto colectivo
Alunos 1º ano
2008/05/09


2 comentários:

A turma dos desdentados disse...

Os meus meninos estão uns verdadeiros escritores. Ponham a vossa imaginação a trabalhar e escrevam muito, muito...
Espero pelos vossos trabalhos. Muitos parabéns!
Um beijo da professora Fernanda

Anónimo disse...

Tão bem que estes meninos escrevem! Continuem a ter este gosto pela escrita e a dar asas à vossa imaginação. Parabéns à professora Fernanda pela motivação que tem incutido aos nossos meninos.
beijinhos
teresa pires