segunda-feira, 5 de maio de 2008

A nossa aula de hoje

Hoje assistimos a uma dramatização com fantoches para iniciarmos o estudo dos casos de leitura "ãos, ões, ães e ãs". Foi uma história apresentada pelas nossas estagiárias Ana Rita, Sónia e Patrícia. Interpretámos oralmente a história e de seguida, fizemos uma listagem de palavras com os casos de leitura de palavras do texto e de outras nomeadas por nós. Descobrimos também, que nem todas as palavras formam o plural da mesma maneira:



mão - mãos

capitão - capitães



balão - balões



maçã - maçãs



mãe - mães...



Esta história também foi o ponto de partida para trabalharmos experiências divertidas sobre o ar.



O Balão Zero



- Sinto-me tão triste…Lá porque sou o Balão Zero e ando sempre no ar, não é preciso andarem sempre a ignorar-me. – disse o Balão Zero.
Entretanto, o Balão Zero vê ao longe a Família Balões.
- Oh, a Família Balões vem aí. São tantos, mas será que algum balão-algarismo quererá ser meu amigo? – interrogou-se o Balão Zero.
- Olá Balões dos Algarismos!! Algum de vocês quer ser meu amigo? – perguntou o Balão Zero com ar entristecido.
- Nós somos oito irmãos balões não precisamos de mais ninguém para brincar. Além disso, tu vales zero e não fazes falta a ninguém. – respondeu o Balão Um.
- Faço falta sim! A minha mãe sempre me disse que me torno mais forte se estiver junto a outro balão-algarismo. – retorquiu o Balão Zero.
Os outros balões riram-se…
- Olha bem para nós…. Já valemos muito sozinhos, não precisamos de um zero à esquerda como tu! – exclamou o Balão Um.
- Irmãos vamos lá acabar com isto, já não estou a gostar da brincadeira. É sempre bom termos novos amigos para brincar no ar. Olá Balão Zero, eu sou o Balão Oito e gostava muito de brincar contigo.
- A sério? Então junta-te a mim e vamos voar juntos. – respondeu o Balão Um todo contente.
- Oh!!! Já viste que se estivermos juntos lado a lado, o meu valor é maior. Passo a ser oitenta e não oito. – afirmou o Balão Oito.
- Eu sempre achei que valia muito. – continuou a conversa o Balão Zero.
- E se o meu irmão Um se juntasse contigo formava 10 não era? E quanto dará 80 mais 10? Deve dar um balão-número muito grande.
- Pois, isso já não sei. – comentou o Balão Zero
- Vamos já contar aos meus irmãos o que descobrimos. – acrescentou o Balão Oito.
- Olhem, olhem o que descobrimos! Juntos, tornámo-nos num balão com um grande valor! – exclamou o Balão Oito.
- Mas como é possível? Será que podes juntar-te a mim? – inquiriu o Balão Um muito intrigado.
- Claro, se tu me deixares…
- Oh fantástico! Afinal com o Zero à direita, torno-me mais forte e fico com o valor de dez. Desculpa as nossas brincadeiras, fomos injustos para contigo. Agora já aprendi que não devemos gozar com os mais pequenos, pois todos têm o seu valor. - disse o Balão Um muito arrependido.
E assim, o Balão Zero ganhou muitos amigos. Conforme iam dando as mãos, formavam muitos números, faziam muitas brincadeiras no ar e ficaram amigos para sempre.

Sem comentários: