domingo, 4 de maio de 2008

Festa das letras










Nos passado dia 28 de Abril, os meninos do 1º ano tiveram uma festa-surpresa com a participação dos pais dos alunos na dramatização da história "Uma história com muitas Letras". No final do teatro, os alunos animaram a sessão com a canção do Abecedário. Como marco deste momento importante, os meninos da sala foram agraciados com um certificado de leitura e com o livro "A Gata Tareca e Outros Poemas Levados da Breca" de Luísa Ducla Soares. Este evento culminou com um pequeno lanche, com bolo e velas, onde os alunos foram brindados com a canção "Parabéns a Vocês" por terem concluído a aprendizagem das letras do abecedário e por todos já saberem ler. Foi um momento com muita alegria e de grande surpresa para os alunos, já que desconheciam a realização desta festa.

Queremos aqui manifestar o nosso agradecimento a todos os pais da turma pela sua participação.








Uma história com muitas letras



Professor Alfabeto (Professora Fernanda) – Olá! Sou o professor Alfabeto e estou aqui para falar-vos de umas amigas muito especiais que vocês conhecem muito bem. Elas são muito traquinas, gostam muito de correr, de jogar e estão sempre a sair do seu lugar. Tenho um trabalho árduo, pois tenho sempre que as ordenar porque mal as chamo, só pensam em brincar! Ora prestem muita atenção e vejam se eu tenho razão ou não!!!

(O Professor Alfabeto chama as letras por ordem alfabética e aparecem as outras letras)

Letra i – Sou o i de igreja, de inveja
Sou uma vogal
Como as outras são Mãe do Afonso
Mas não sou igual
Às outras não!
Sou esbelta, tenho uma pinta
Estou em Isabel…
E na Maria Índia.





Letra e – É?
É, sim senhor! Sou o E
E o que É ser E?
É simplesmente ser o que sou: Mãe do André Ricardo
A 5ª letra do alfabeto
Estou em palavras como estrada, café
E até no nome do menino André.


Letra u – Pois eu digo-vos
Sou bonito e lá no fundo
Sou redondinho
Entro em umbigo, em Universo Mãe do André Miguel
Em urso, uvas, unha, sumo
E também em Hugo
Tenho uma amiga, da qual nunca me separo
E com ela, entro nas adivinhas
Qual é a letra, quem sou eu?



Letra a – Sou o A, sou a da frente
Do nosso abecedário
Quando o professor nos chama
Grito logo; Presente!!! Mãe da Bárbara
Sem mim não tens Afonso
anel, amora, amada,
areia, arroz, antiga
nem a minha amiga Ana.







Letra o – Sou o o redondinho
E tenho um lacinho
Sou valioso e importante Mãe da Beatriz
Gosto muito do Otávio
Entro na palavra ouro
E brilho como um tesouro.



Letra P - P é a letra de papá
E comigo escreves pai
Patrícia, papaia, pião
E também papelão. Mãe do Carlos



O meu amigo chama-se Pedro
Gosta muito de mim
Com o mesmo nome tem um colega
Que se chama Pedro Quaresma.



Letra T – Sou o T de torneira
Que pinga na testa
Da gata Tareca;
Também estou em Teresinha Mãe do Diogo Reis
No tic-tac do relógio
No tapete, apito e tacho
Em tigela, torrão ou pistacho.


Letra L – Sou valente como o leão
Sou o L
Faz a volta, vira, vira;
Até com um pincel
Não é difícil o L Mãe do Diogo Miguel
E comigo escreves Leonardo
Luar, estrela, ladeira
Linda que sobe ligeira
E canta Lá… Lá…Lá.



Letra D - Sou o D de Diogo
De dor danada que doía
Dente, dedinho da mão Mãe da Joana Filipa
Dinossauro, dado, dia
Dominó, doce, dragão
Que bonita é a minha amiga Dina!



Letra M – Sou o M dos montinhos
Não me confundam com o N
Se me trocam fico amuado
E muito magoado. Mãe da Joana Inês
Margarida, Mariana, Mafalda
Que nomes tão lindos são
Parecem estrelas em arco
A brilhar de mão em mão.










Letra C – Sou a 3ª letra
Comigo diz-se o A B C
Gosto de estar com o Carlos
Com coelhos , crocodilos e cobras. Mãe do João Pedro
Com cedilha escrevem-me em berço e laço
Junto do e e do i lêem-me
Cena, cinema, cereja
Sou um pouco tonta!
Comigo escreve-se conta!



Letra V - Sou o v de vento
De valor, vitória ou Vasco
Sou uma letrinha
Como tu bem estás a ver Pai do Leonardo
Sou simples e tão vivinha
Que aos meninos dá vontade
De me escrever
Até mesmo sem me ver!

Letra R –Sou o R de rato
Que na rua da Rosário
Roeu a raqueta do Ricardo.
Ou foi a bola do Reis que é Diogo
Um menino que é simpático? Pai da Mafalda
Às vezes sou forte, às vezes sou fraco
Às vezes sou carro, outras, sou caro…
Presta atenção, pois às vezes sou rápido!







Letra N – Noémia, Natércia, Noé
São comigo a começar
Natália também é
E vamos continuar. Mãe da Sara
Sou o N de navegar, de neve
De nove, noves fora nada
Ninja, tartaruga andante
Nuno! Que grande pedalada!



Letra G – Sou o G
Soa Gê ou soa Guê?
Vou perguntar ao General
Posso também gaguejar
Posso dizer giesta, genial Mãe da Maria Índia
Posso às vezes gargalhar
E também gorgolejar.
A Guida fez uma viagem
De avião foi à Guiné
Tropeçou Pum!!! Caiu no chão
partiu a guitarra e quebrou o pé!
Levantou-se, fez uma birra
Girou, girou sem parar
Mas que grande gritaria
Fez a minha amiga Guida!


Letra B – Sou a segunda a entrar
Na fila para aprender
Eu sou o b de brincar
E sou o b de beber. Mãe da Mariana
Tenho duas amigas
A Bárbara e aBeatriz
São bonitas, têm um balão
Agarram nas suas bonecas
E dão-lhes um grande beijão!





Letra S – Sou o S de Sónia, Sara, Simão
Sou cheio de curvas
Tal como os dedos da mão. Mãe do Otávio
Sou das últimas letras
Por isso não me façam caretas.
Quem sabe escrever
Sapato, sabonete ou sabão
É um grande sabichão!





Letra J – Sou o j
Mas não sou uma anedota
Jogos fazem comigo
A Joana Inês, a Joana Filipa, o Julião
O Jota P ri comigo
Ai que menino brincalhão! Pai do Pedro Leitão
Nos livros, revistas e jornal
Eu costumo aparecer
Juntamente com outras letras
Que agora já sabem ler!







Letra F- Logo agarradinho ao E
Venho eu, o É…fe
De Filipe, de flor, de fivela
Acho que sou muito bela. Mãe do Pedro Quaresma
Foge, foge
Que te agarro
Fernanda, menina franzina
Que finge que faz
O que não fez
Mas agora é capaz
E já faz!




Letra Z – Sou a letra Z
A última do abecedário
Primeiro é o A B C
Depois vem o rosário.
Letrinhas, somos 23
Como eu nenhuma é
Com zelo lê uma vez Mãe do Vasco
Zélia, Zulmira e Zé.
O professor tem razão
Gostamos de brincar
Por isso ele zum! Zás! Catrapaz!
Diz que nunca lhe damos paz


LETRA X – Eu sou o X
Risquinho para cá
Risquinho para lá,
E já está! Educadora Isabel
Cruzei.
Feita a cruzeta entrei
Em lixa, caixa, Aleixo
Abacaxi, xadrez, luxo
E também entro em repuxo.



LETRA H – Inútil às vezes pareço
Porque sou muda e esmoreço
Mas logo me faço heroína
Herdeira ou timoneira
De um barco feito de Hs
Que é um barco de paz.
Comigo se escreve holofote Auxiliar da sala Dina
Hipopótamo, hiena
Que gosta de dançar na horta
Ah, Ah, Ah!
Que grande anedota!
Mas que importa?
Comigo se escreve Ah!
E pergunto:
Nesta sala, há meninos bonitos, não há?


LETRA Q – Sou a letra Q
Uma letrinha redondinha
Com rabichinho no meio
Não é o mar, mas tem onda
Não é bonito nem feio.
À quarta-feira e quinta-feira Mãe do Nuno
Quinquilharias, compro
À segunda, terça e sexta-feira
Nelas não entro, fico no descanso
E no meu braço ponho um laço.



Letras K, W e Y - Estamos em poucas palavras
E temos pouco que fazer Ana Rita (estagiária)
Por isso temos que ir para o estrangeiro
Para que os meninos nos possam escrever
Sou o K de Ketchup, de karting, kartódromo
Entro num fruto verdinho
O Kiwi, que docinho!











Como diz a minha amiga
Só lá fora, nos dão valor Sónia (estagiária)
Eu sou o w, sou duplo, engraçado
Entro em palavras esquisitas
Como.,Walt Disney, o pai do Rato Mickey.



Sou o Y e digo: Patrícia (estagiária)
Não sejam patetas!
Lá porque entramos em poucas palavras
Não há razões para temores
Por alguma razão entramos no abecedário
Façam Yoga, bebam Yocco
Não se sintam inferiores!

Professor Alfabeto – Meninas, vamos lá parar com a brincadeira! Vamos, tomem as vossas posições para que os meninos vos nomeiem e comecem a dizer sem hesitação e comecem a cantar a canção:




A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z







Canção do Abecedário









Cheguei à escola






E abri o meu livro para estudar






Logo aprendi como as letras






Me faziam imaginar






A, B, C, D, E, F, G , H,






I, J, K, L, M, N, O, P, Q






R, S, T, U, V, W, X, Y, Z












Sabes que começou no A, A A A






E a sguir veio o E, E E E






Inteligente é com o I, I I I (Bis)






U depois do O






E faz o A E I O U.

2 comentários:

A turma dos desdentados disse...

Foi com grande entusiasmo e satisfação que vivi este momento inesquecível, dedicado aos nossos meninos. O sucesso desta festa ficou a dever-se à participação dos pais que nela depositaram o seu empenho, alegria e uma postura de verdadeiros actores. Afinal não foi difícil... Muitos parabéns e um muito obrigada.
Um beijinho para todo vós da professora Fernanda.

paula disse...

Foi com grande satisfação que participei nesta festa memorável, dedicada aos nossos filhos. Não existe maior alegria do que ver o nosso menino feliz. Sou uma mãe “babada “ quando comento:” O meu menino já sabe ler!” São momentos como este que ficam para a vida. Obrigada, professora Fernanda, pela dedicação que dá aos nossos filhos e por nos proporcionar estes momentos de tanta alegria.
Paula Dinis