Hoje contiuámos a nossa viagem à descoberta do corpo da Olga e do Óscar.
Assistimos a uma dramatização da história "As dúvidas da Joaninha" que serviu como ponto de partida para trabalharmos a Língua Portuguesa e Estudo do Meio/Área de Projecto. Depois de ouvida a história, interpretámos os acontecimentos nela narrados, procurámos descobrir palavras com os casos de leitura "ch, lh e nh"e fizemos listagem de palavras. Realizámos ainda uma ficha de trabalho para aplicar os casos de leitura.
Na Área de Projecto, estivemos a descobrir o sistema excretor do corpo da Olga o do Óscar.
nh
Joaninha
Junho
conhecer
caminho
amanhã
banho
tenho
lh
joelho
Julho
migalha
recolher
cambalhota
ch
chupeta
Chiquita
Chaves
chave
chamar
chinelo
As dúvidas da Joaninha
Numa linda manhã de Primavera, estava a Joaninha a brincar no jardim de sua casa, quando a mãe Chiquita a chama para almoçar.
- Joaninha anda para dentro, são horas de almoçar! – diz a mãe Chiquita
- Já vou mamã. – responde a Joaninha.
- Lá vens tu toda suada. Vai lavar-te para vires comer. – diz a mãe Chiquita.
- Mamã, enquanto me lavava, estive a pensar numa coisa. Porque é que nós suamos? – pergunta a Joaninha.
- O nosso organismo tem um mecanismo próprio para expulsar as substâncias que lhe são prejudiciais. Um deles é através do suor que é libertado pela nossa pele, devido ao trabalho das glândulas sudoríparas.
- E as substâncias que prejudicam o nosso organismo saem todas pela pele? – questiona a Joaninha.
- Não. Outra forma de o organismo expulsar as substâncias que nos são prejudiciais é através da urina.
- Da urina mãe? Como? – pergunta a Joaninha
- Como já sabes, o sangue ao passar pelas diferentes partes do corpo, vai recolhendo impurezas. Os rins funcionam como uma espécie de filtro que retém essas impurezas. Estas impurezas misturam-se com água e formam a urina. Esta vai pelos ureteres que são dois tubos que saem de cada um dos rins e transportam a urina até à bexiga. A bexiga é uma bolsa elástica que serve para acumular a urina. Quando está cheia, a urina é expulsa para o exterior através da uretra.
- Então quando tenho vontade de urinar devo ir logo à casa de banho não é? – questiona a Joaninha
- Exactamente, deves ir porque senão estarás a acumular impurezas e podes ganhar uma infecção. A esse processo de eliminação dos produtos prejudiciais ao organismo chamamos excreção. – explica a mãe Chiquita
- Ah agora, fiquei muito mais esclarecida. Obrigada mãe. – responde a Joaninha.
Sistema excretor
O nosso organismo tem mecanismos próprios para expulsar as substâncias que lhe são prejudiciais. Esses mecanismos têm a ver com a libertação do suor e da urina.
Quando transpiramos, as gotas de suor transportam as substâncias nocivas para fora do nosso corpo através da pele, devido ao trabalho das glândulas sudoríparas. Mas o suor também serve para regular a temperatura do nosso corpo.
Outra forma de eliminarmos as impurezas do nosso organismo é através do aparelho urinário. Quando o sangue circula pelo nosso corpo, recebe substâncias que podem prejudicar o organismo. Existem órgãos que têm como função eliminar essas substâncias, tornando possível o fenómeno da excreção. Os rins servem para filtrar as impurezas contidas no sangue. Essas substâncias misturadas com a água formam a urina. Esta é transportada por dois tubos, os ureteres, que saem de cada um dos rins até à bexiga que é uma bolsa elástica onde se acumula a urina. A uretra é um tubo que sai da bexiga e comunica com o exterior do corpo permitindo expulsar a urina.
Sem comentários:
Enviar um comentário